A teoria a serviço da prática mediante análise estruturada de casos (Gutachtenstil)
O quê? Por quê? Como?
DOI:
https://doi.org/10.46274/1809-192XRICP2023v8n1p153-182Palavras-chave:
Gutachtenstil, ensino jurídico, avaliação de aprendizagem, subsunção, silogismo jurídico, metodologia jurídicaResumo
A partir da literatura especializada, o presente artigo tem como objeto oferecer uma exposição e análise do Gutachtenstil, ora denominado de análise estruturada de casos. Para além da exposição de suas possíveis raízes nos meios acadêmico e judiciário da Alemanha, são avaliados os pros e contras para a sua incorporação no ensino jurídico brasileiro, em especial no âmbito da dogmática jurídico-penal. Identifica-se que a ênfase dada ao silogismo jurídico, à definição conceitual e à subsunção constitui a principal característica desse método de ensino e de avaliação e conclui-se que a sua adoção tem o potencial de colaborar para o aperfeiçoamento do cenário nacional.
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