A teoria a serviço da prática mediante análise estruturada de casos (Gutachtenstil)

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46274/1809-192XRICP2023v8n1p153-182

Palabras clave:

Gutachtenstil, ensino jurídico, avaliação de aprendizagem, subsunção, silogismo jurídico, metodologia jurídica

Resumen

A partir da literatura especializada, o presente artigo tem como objeto oferecer uma exposição e análise do Gutachtenstil, ora denominado de análise estruturada de casos. Para além da exposição de suas possíveis raízes nos meios acadêmico e judiciário da Alemanha, são avaliados os pros e contras para a sua incorporação no ensino jurídico brasileiro, em especial no âmbito da dogmática jurídico-penal. Identifica-se que a ênfase dada ao silogismo jurídico, à definição conceitual e à subsunção constitui a principal característica desse método de ensino e de avaliação e conclui-se que a sua adoção tem o potencial de colaborar para o aperfeiçoamento do cenário nacional.

Biografía del autor/a

Lucas Minorelli, RICP

Mestre em Ciências Criminais (PUCRS). Advogado.

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Publicado

2023-12-01

Cómo citar

MINORELLI, L. A teoria a serviço da prática mediante análise estruturada de casos (Gutachtenstil): O quê? Por quê? Como?. Revista do Instituto de Ciências Penais, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 153–182, 2023. DOI: 10.46274/1809-192XRICP2023v8n1p153-182. Disponível em: https://ricp.org.br/index.php/revista/article/view/162. Acesso em: 24 nov. 2024.

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Artigos